menu

23 junho 2015

Especial atrizes #01 - Meryl Streep

Olá cinéfilos, como vocês estão? Hoje é o nosso primeiro post especial sobre atores/atrizes, e pra começar mais do que bem, vamos falar primeiro dela que é considerada por muitos a melhor atriz de todos os tempos, sim estamos falando dela, Meryl Streep! Que ontem completou mais um ano de vida, chegando aos 66 anos com uma vitalidade que deixa muitas pessoas de 20 no chinelo rs. Sem mais delongas, vamos conhecer um pouco mais sobre a carreira de Meryl Streep.


Meryl Streep dispensa apresentações, de uma dona de hotel a beira da falência à mulher mais poderosa do século XX, a atriz já fez quase de tudo quando se fala em atuação. Sua variedade de personagens é notável em sua carreira, que aliás é uma das carreiras mais sólidas da história do cinema.
Streep completou ontem, dia 22 de junho, 66 anos de vida e continua com o mesmo espírito jovial que conquistou o mundo. É incrível como ela consegue se manter tão sólida no cinema depois de passar da casa dos 60 anos, já que a maioria das atrizes caem em declínio conforme ficam mais velhas. Porém, Meryl Streep não é uma atriz qualquer, é simplesmente A atriz. É impossível para Streep ficar sem atuar, não existe um diretor que não a queria em seu elenco, ela é desejada por todos os produtores e diretores, porque além de dar credibilidade ao filme, ela leva a sério aquilo que faz, se empenha ao máximo para fazer perfeitamente suas personagens, e consegue como ninguém.


Meryl Streep é recordista em bater recordes, ela bate seus próprios recordes. Streep é recordista em indicações ao Oscar (maior prêmio do cinema) com 19 indicações ao todo, tendo vencido em 3 ocasiões, ficando atrás apenas de Katharine Hepburn que venceu por 4 vezes, e também é recordista no Globo de Ouro, 29 indicações ao todo, tendo vencido em 8 ocasiões, sendo a maior vencedora da história. Não bastasse isso, ainda foi indicada: 14 vezes ao BAFTA (venceu 2), 13 vezes ao SAG Awards (venceu 2), 3 vezes ao Emmy (venceu 2) e diversos outros prêmios, ao todo recebeu 259 indicações e venceu 171 prêmios de atuação. Recorde que só alguém como Meryl Streep pode conseguir.


Que Meryl Streep é talentosa ninguém duvida, talvez o que muitos não saibam é quão variadas são suas personagens e quão complexas são. Meryl interpretou personagens que vão da comédia ao drama, personagens reais e totalmente fictícios, mulheres frágeis e duronas, já interpretou até um homem, e todos esses personagens foram interpretados com a excelência que só ela possui. Veremos agora alguns personagens encarnados por Meryl Streep:

Sofia Zawistowski em "A Escolha de Sofia" (1982). O filme trata do dilema de Sofia, que era uma mulher polonesa, seu pai era anti-semita e foi presa num campo de concentração na II Guerra,e foi obrigada a escolher um de seus dois filhos para sobreviver. Streep teve de interpretar uma mãe afetada por essa escolha, que parece fugir da realidade. Para encarnar a personagem ela teve falar com um sotaque polonês muito forte, e atuar como se não soubesse muito bem a língua inglesa. Essa atuação lhe rendeu o Oscar de melhor atriz.



Julia Child em "Julie & Julia" (2009). Streep interpreta a fomosa culinarista Julia Child que apresentava um programa de culinária na TV americana. Por morar bastante tempo na França, a atriz teve de lançar um leve sotaque francês, além de imitar os trejeitos de Julia. Uma curiosidade é que Julia é muito mais alta que Meryl, assim foi usado truques de cenário e câmera para que ela parecesse mais alta, além de usar saltos muito altos. Meryl Ganhou um Globo de Ouro e uma indicação ao Oscar.

Miranda Priestly em "O Diabo Veste Prada" (2006).  Nesta comédia mundialmente famosa, Meryl Streep interpreta Miranda Priestly, editora-chefe da revista Runway, uma das mais conceituadas revistas de moda. Miranda é uma chefe muito rígida e arrogante, que gosta de tudo na mais perfeita ordem, e para isso trata com arrogância seus funcionários. Meryl ganhou um Globo de Ouro e uma indicação ao Oscar.

Margaret Thatcher em "A Dama de Ferro" (2012). Neste drama biográfico, Meryl Streep interpreta Margaret Thatcher, a primeira mulher eleita primeira-ministra da Inglaterra, sendo considerada a mulher mais poderosa do século XX, e apelidada pelos soviéticos de A Dama de Ferro por seu pulso firme nas decisões, não se abalar perante ameaças e por ter sobrevivido a um atentado terrorista. Para interpretar o personagem, Meryl teve que falar com sotaque britânico, na mesma entonação que Thatcher e com os mesmos trejeitos, e ainda por cima falar, andar e agir como Thatcher idosa de mais de 80 anos e já sofrendo de alucinações. Sua atuação lhe rendeu um Oscar, um Globo de Ouro, um BAFTA e diversos outros prêmios.


O próximo papel de Meryl Streep será uma rockeira aposentada que se distanciou da filha e tenta uma reaproximação em "Ricki and the Flash" ("De Volta Para Casa" no Brasil) que estará nos cinemas no fim do ano.

Com mais de 50 filmes e várias estantes repletas de prêmios, Meryl Streep é sem dúvida uma das melhores atrizes da história, pra mim a melhor. E o melhor de tudo é que ela não para por aí, continua trabalhando em novas produções a todo vapor, os cinéfilos agradecem, os fãs muito mais! Meryl Streep ficará marcada pra sempre na história do cinema!

Bom pessoal, esse foi mais um post do nosso blog, espero que vocês tenham gostado. Se gostarem compartilhem com os amigos e vamos fazer o blog crescer a cada dia mais. Até o próximo post!

2 comentários: